Brexit, e agora?

por Sofia Alexandra
867 visualizações

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é apelidada de Brexit originada da língua inglesa resultante da junção das palavras British (britânico) e exit (saída).

No dia 29 de março de 2017, o Reino Unido comunicou a sua intenção de sair da União Europeia, iniciando um prazo de dois anos, alongando este mesmo prazo uma primeira vez até 22 de maio e uma segunda vez até 31 de outubro de 2019, para a concretização dessa saída.Como seria de esperar, o Brexit trará algumas consequências. Uma delas será a possível causa de uma “quebra na economia mundial”, no entanto, o ministro alemão das finanças, já informou que os dados económicos estão melhores que as previsões, por isso, acha que ainda é muito cedo para se falar sobre uma eventual crise económica.

Para além das consequências políticas e económicas, esta saída traz também algumas dificuldades para aqueles que têm em mente acabar alguns estudos no Reino Unido. Os estudantes que pretendem acabar o secundário em Portugal e fazerem o ensino superior em Inglaterra, pelo menos, a partir do ano letivo 2021/22, passarão a pagar o valor das propinas de um emigrante, isto é, cerca 10.000 euros, deixando, assim, de ter acesso ao valor que os ingleses pagam.

Mas a verdade, é que a única coisa que nos resta é esperar e ver no que é que isto vai dar.


NOTA: Foto de Ilovetheeu – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=83313537

Related Posts

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies