Atualidade – Mahsa Amini

por M Isabel Rodriguez
1766 visualizações

Mahsa Amini

Mahsa Amini, uma jovem iraniana de 22 anos, morreu no passado dia 16 de setembro, agredida, enquanto esteve sob custódia da polícia, durante 3 dias, com a acusação de “trajar roupas inadequadas” (teria usado mal o hijab, mostrando uma madeixa de cabelo). 

Com a morte de Mahsa Amini, houve muitos protestos não só no Irão, mas em todo o mundo em apoio à liberdade das mulheres.

Uma banda de Inglaterra chamada “Yungblud”, durante a sua atuação no “Firefly Music Festival” falou sobre este acontecimento. Informou o seu público que o governo iraniano estava a cortar as ligações com o exterior e que não deixava passar a informação sobre o sucedido.

Os protestos vão aumentando a cada dia e neles já morreram muitas pessoas, sendo uma delas Hadis Najafi, que foi morta a tiro, na rua, no dia 25 de setembro. Houve um pequeno vídeo postado nas redes sociais, de uma jovem, identificada como Najafi, que mostrava a rapariga a amarrar os seus cabelos loiros, no meio da rua, à noite. A jovem não usava véu e os seus cabelos estavam bem visíveis.

Muitas pessoas para se manifestarem contra estas mortes e, como gesto de protesto, rapam ou cortam os seus cabelos, e publicam esses testemunhos nas redes sociais. Como ser humano e mulher já mais ficarei indiferente perante este tipo de acontecimentos, e por isso os quis denunciar e condenar, com este artigo.

Inês Baleiras, 11ºC, ESA-i

Related Posts

1 Comentar

Tiago Rangel (6º6) Outubro 23, 2022 - 3:26 pm

Ótimo artigo!

Responder

Deixa um Comentário

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies