Mulheres na Ciência Cientistas na Linha da Frente

por Susana Barros
1798 visualizações

No passado dia 14 de fevereiro, pelas 10h, os alunos das turmas 11.º A, B, C e 12.ºA, B e C, do Curso de Ciências e Tecnologias, assistiram no Auditório da Igreja da Portela à palestra “Mulheres na Ciência”, dinamizada pela Professora Doutora Raquel Gonçalves-Maia. Esta palestra foi organizada pelas equipas do PES (Projeto de Educação para a Saúde) e do CCV (Clube de Ciência Viva).

No âmbito da temática “Igualdade de Género”, abordaram-se questões relativas à semelhanças/diferenças entre homens e mulheres na ciência e preconceitos sobre capacidades mentais, inteligência, etc.

Destacaram-se personalidades da atualidade, nomeadamente Kamala Harris, Vice-Presidente dos EUA, e Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna, as duas mulheres que, pela primeira vez, receberam o Prémio Nobel da Química em 2020.

A atribuição dos prémios Nobel, Abel e Medalha Fields, são um exemplo da desigualdade de género como um todo e a sua positiva evolução para a igualdade.

Fomentando a literacia científica, deu-se início a um espaço de partilha e de reflexão em torno de questões sensíveis e importantes para o desenvolvimento integral dos jovens.  

Equipa PES

Equipas PES e Ciência Viva

Related Posts

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies