Jogos Olímpicos na Praia do Portinho da Arrábida

por novo diretor
2023 visualizações

No dia 28 de Abril, no âmbito da disciplina de Educação Física em conjunto com o PES, Cidadania e Desenvolvimento, Geografia C, História e Desenho A, foi organizada uma edição dos Jogos Olímpicos na Praia do Portinho da Arrábida, em Setúbal. Os “atletas” participantes foram os alunos das turmas 12º A, B, D, E, F e G. Divididos em 6 grupos, cada grupo representou a comitiva dos países: Ilhas Salomão, San Marino, Essuatíni, Belize, Malawi, Camboja, países que nunca ganharam uma medalha olímpica.

Para ajudar na redução do custo deste evento foram vendidos bolos no bar dos professores e ainda vendidas rifas pelos alunos participantes.

Os países foram representados nas mais variadas atividades: Canoagem, Escalada, Orientação, Jogos Paralímpicos, Voleibol e Futebol de Praia e Atletismo Sustentável. Adicionalmente, e aplicando os conhecimentos de ecologia, sustentabilidade e estilo de vida ativo, os atletas empenharam-se na atividade de recolha do lixo (Plogging).

Contámos também com a participação dos professores do AGEPM: Anabela Mesquita, Carla Santos, Clara Dias, Luís Moreira, Paula Almeida e Vera Sanches, e ainda com a colaboração dos alunos do 11ºJ do Curso Profissional Técnico de Desporto, e com os professores estagiários de outros núcleos de estágio da Universidade Lusófona.

Aproveitamos para agradecer o apoio dos nossos patrocinadores, à Panificadora de Moscavide pelo fornecimento das 100 unidades de pão para as sandes, à Decathlon de Loures pelas 107 t-shirts dadas, pelo material emprestado e fornecimento de águas e barritas, e à Junta de Freguesia de Moscavide e Portela e pelo fornecimento de sumos, águas e fruta.

Este evento envolveu e desenvolveu projetos no âmbito do PES e da Cidadania e Desenvolvimento, tendo como objetivos:

            – Promover o respeito pela Natureza, desenvolvendo os conceitos sustentabilidade, reciclagem e ecologia, através da limpeza do espaço envolvente durante o dia de atividades;

 – Aplicar no contexto natural aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano, na Educação Física e outras disciplinas;

 – Experienciar as diferentes atividades de exploração da Natureza;

 – Promover a interdisciplinaridade no Conselho de Turma, envolvendo os professores da turma na saída de campo;

 – Desenvolver a relação interpessoal entre os alunos e entre alunos e professores; No final deste dia muito bem passado, e a propósito do Dia Mundial da Dança, os alunos tiveram um momento onde puderam mostrar as suas aprendizagens da Rumba Quadrada, e juntamente com os professores, um momento de dança livre e descontração. Na Cerimónia de Encerramento foi anunciado o pódio final, ocupado por Malawi (1º lugar), Belize (2º lugar) e Ilhas Salomão (3º lugar). Pelas 19h30, como previsto, os autocarros regressaram à Escola.

O núcleo de estágio do AGEPM: Professor José Fortes, Professores estagiários João Vieira, Marcela Cossermelli e Pedro Sargento.

Related Posts

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies