Projeto Eco-Escolas na EB1/JI Quinta da Alegria

por Susana Barros
257 visualizações

A EB1/JI Quinta da Alegria inscreveu-se este ano letivo, pela primeira vez, no Projeto Eco-Escolas. Este projeto veio encorajar os nossos alunos a desenvolver ações no âmbito da Educação Ambiental. Podemos dizer que os alunos da EB1/JI Quinta da Alegria empenharam-se na concretização de várias iniciativas com vista a melhorar a sustentabilidade do nosso Planeta.

 As atividades foram de encontro aos problemas identificados na auditoria feita à comunidade escolar: elaboramos o cartaz com o lema do Plano Anual de Atividade do agrupamento,  plantamos, colhemos e consumimos produtos da horta, recolhemos água da chuva para regar a horta, realizamos visitas de estudo e desfile de Carnaval no âmbito dos temas o Mar e a Biodiversidade, este tema também trabalhado no Projeto “Aves na Cidade”, a alimentação saudável  com a presença das famílias no dia das Cozinhas do Mundo e a presença da Rita Redshoes com a apresentação/dramatização do livro “Rita e a floresta dos Legumes”, promovemos ações de sensibilização junto das funcionárias da cozinha e das assistentes Operacionais, com a colaboração da equipa PES, sobre a separação de resíduos, construímos objetos a partir da reutilização de materiais, estreitamos a comunicação entre o Município e a Junta de Freguesia para resolução dos problemas da escola, destaco a fuga de água e a recolha de lixo, e sensibilizamos a comunidade para a melhoria do ambiente com a distribuição do “Quantos queres do Ambiente”. Estas e outras atividades também inseridas no currículo permitiram envolver todos os alunos desta escola com o objetivo comum de preservar o Ambiente.

Related Posts

Deixa um Comentário

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies