«Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival» – Plano Nacional do Cinema

por novo diretor
190 visualizações

No dia 09 de novembro, os aluno24h-bottle marellasaldi borsegabsoutlet fracominasaldi daysrelax blaineharmont fracominasaldi 24h-bottle diegodellapalma cainsmooredonna tatascarpe loevenichhutkaufen akuschuhe harmonte-blaine donkeyluckycats das turmas 9.º A, 9.º C, 9.º F e 11.º A do AEPM participaram no evento «Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival», que decorreu no Cinema S. Jorge.

Assente numa grande variedade temática, o programa contemplou vários temas da atualidade acerca dos quais é urgente refletir.

  • 3.º Ciclo: 72 minutos || 6 curtas metragens, com produção associada à Bélgica, França, Líbano, Portugal, Qatar e Turquia

Como é que começa uma guerra? Saberá dizê-lo o tio Botão que esteve no Ultramar? Se uns vivem numa sociedade dominada pela tecnologia, em algumas aldeias isoladas, as meninas continuam a viver como as suas avós. Hoje em dia, muitos querem ser vegetarianos e recusam- se a comer carne… mas um dia será difícil, mesmo ilegal, consumir produtos biológicos? Entre o passado e o futuro, o Mediterrâneo das modernas cidades e o Mediterrâneo das aldeias perdidas nas montanhas, esta sessão leva-nos numa incrível viagem e a questionar o mundo em que vivemos.

  • Secundário: 93 minutos || 7 curtas metragens, com produção associada ao Egipto, França, Itália, Líbano, Portugal e Turquia

A guerra, as migrações, a xenofobia, as redes sociais, os direitos das crianças, as questões de género, a alimentação. O Mediterrâneo das modernas cidades e das aldeias isoladas, dos afetos e da violência, do passado conturbado e de um futuro que não se sabe como será. Todos estes temas são abordados nesta sessão que nos leva do riso à revolta, obrigando-nos a questionar o nosso lugar na sociedade.

Os temas de Cidadania e Desenvolvimento abordados nas curtas-metragens mereceram particular atenção. Cientes da importância de olharmos para a realidade sob diferentes pontos de vista, os alunos irão agora, em contexto de sala de aula, desenvolver trabalhos a partir dos filmes visionados. Pretende-se, assim, desenvolver o espírito crítico e alargar os horizontes culturais.

Foi uma manhã diferente, que não deixou ninguém indiferente!

A Coordenadora do PNC no AEPM,

Professora Isabel Graça

Related Posts

Deixa um Comentário

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies