Pandemia (grego pandemia, -as, o povo inteiro)
- surto de uma doença com distribuição geográfica internacional muito alargada e simultânea;
Pandemónio (grego pás, pása, pán, todo, inteiro + grego daimónion, -ou, divindade, espírito do mal)
- assembleia dos demónios;
- [fig.] reunião tumultuosa;
- reunião de indivíduos que se associam para praticar o mal, promover desordens, etc.;
- confusão, balbúrdia (1) .
O inimigo aproxima-se, incógnito, dissimulado, mirando os incautos. Soam os primeiros sinais de alerta. Muitas dúvidas, muitos receios. Gestão de crise. Os estrategas decidem o caminho a seguir, enquanto os hospitais medem o pulso ao inimigo. Estado de emergência. A infantaria, medicamente armada, trava uma luta desigual. Muitos são já os que sucumbiram, muitos são já os lesados.
Estado de calamidade pública. Mantenho-me em casa, aborreço-me com tudo e com nada. Contrariada, inspiro fundo; e quantos não expiraram neste momento.
Ouço os noticiários, percorro com o olhar as legendas (tantos erros, senhores jornalistas!) e assisto ao horror: milhares de mortos, incapacidade de fazer face à situação, falta de recursos humanos e materiais…
Materiais?! Antes que me esqueça, deixa-me ter aqui à mão os materiais de que preciso para a aula que vou dar já a seguir.
Está para breve o regresso às aulas presenciais, pelo menos para alguns. Esta semana já abriram algumas lojas do pequeno comércio, já abriram os cabeleireiros…
Sumário: “Amor é um fogo que arde sem se ver”, de Luís de Camões.
Felizmente, o Amor não é assintomático!!! No 8.º ano os alunos já reconhecem a sintomatologia do Amor. E sabem também que é muito importante estarmos conscientes do que guardamos no coração. Ah, é verdade, a tarefa semanal, a minha e a vossa: é dar um jeitinho.
Dar um jeitinho??? Sim, dar um jeitinho… ao cabelo… e, sobretudo, ao coração!
Isabel Graça
(Professora de Português)
(1) Definições retiradas do dicionário online Priberam [consult. em 07/05/2020].