Porquê ler? Pão de açúcar, de Afonso Reis Cabral.

por Biblioteca
357 visualizações

Pão de açúcar! O título deste livro remete para algo doce e agradável, o que até é irónico dada a história que neste está escrita!

 Na verdade, Pão de Açúcar era o nome de um supermercado que nunca acabou de ser construído, pelo que se transformou em casa para muitos sem abrigo e toxicodependentes como Gi.

Gisberta, Rafael e os amigos são as principais personagens desta história passada no Porto.

De facto, o mais doce e amável que se pode presenciar ao ler esta obra é a compaixão que Rafael tem pela Gi. Infelizmente, este sentimento de amizade não o impede de cometer a crueldade no final presenciada.

Esta história verídica ensina-nos que ninguém escolhe o sítio onde nasce, mas que todos podemos escolher as decisões que tomamos e como enfrentamos as suas consequências.

 Infelizmente, este grupo de rapazes foi obrigado a crescer e “tornar-se independente” demasiado cedo, sem o apoio de um adulto de confiança que os criasse e mimasse. É por isso que eu recomendo esta obra pois faz-nos dar valor a questões tão simples como o facto de ter uns pais presentes que nos ajudam a crescer e tomar as melhores decisões. 

O livro Pão de Açúcar fez-me respirar e sentir uma nova realidade e com isso mudar a maneira como penso nos outros, pois nós nunca sabemos a verdadeira história por detrás de uma cara.

MARIA LEONOR DOS SANTOS FERREIRA

Aluna da Turma 10º B, apurada para a Fase Interconcelhia do Concurso Nacional de Leitura

Imagem de capa: Cortesia de WOOK

Related Posts

Deixa um Comentário

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies