Cabazes de Boas Festas 2021

por António Rosado
828 visualizações

Campanha de distribuição de alimentos pelas famílias mais carenciadas do Agrupamento.

Numa sociedade egocêntrica onde pouco se falam das iniciativas solidárias e onde reina a competição, ainda seja ela por um melhor emprego, ou por melhores condições de vida, é de destacar esta excelente iniciativa que teve origem na nossa comunidade escolar e que tanto sucesso tem tido. É, sem dúvida, um exemplo da entreajuda e da empatia que faltam na sociedade, em tempos onde reina a desigualdade.

Pelo segundo ano consecutivo realizou-se a recolha de alimentos a serem distribuídos pelas famílias carenciadas de alunos do nosso Agrupamento. Depois de muitas iniciativas e boas-vontades, no dia 14 de Dezembro os sacos estavam prontos para serem entregues a quem deles precisava.

Cartaz promocional da Escola + Humana

Esta atividade Cabazes de Boas Festas, inserida no Projeto Escola + Humana, conhecido de toda a comunidade escolar, ultrapassou novamente, todas as expectativas.

Com coordenação e dinamização das professoras Isabel Martins e Ana Paula Sousa as escolas do agrupamento trabalharam arduamente sob o lema “Há Muitos Mundos dentro do Mundo”empenhadas em mobilizar a comunidade para esta causa.

Tudo começou, à semelhança do ano passado, com a definição e criação de pontos de informação e recolha de alimentos em várias escolas do agrupamento, onde cada um pôde contribuir com o seu donativo, tanto monetário como alimentar.

Assim que todos os alimentos estavam prontos, os voluntários fizeram-nos chegar à Secundária da Portela onde foram separados e organizados em diferentes sacos e finalmente entregues às famílias necessitadas.

Sobre esta campanha registámos algumas declarações da professora coordenadora da iniciativa  e do Diretor da Escola:

Organização dos alimentos e sacos

Declarações da Professora Isabel Martins:

Sinto-me de coração cheio com o resultado desta campanha de solidariedade. Nestes 2 últimos anos cumprimos a missão a que nos propusemos; a de ajudar as crianças, os jovens do nosso agrupamento com bens alimentares. Foram distribuídos 251 cabazes pelas 5 escolas do Agrupamento:

  • Esc. EB1 Catela Gomes = 32 Cabazes
  • EB1/JI Quinta da Alegria 1ºCiclo (12) + JI (4) = 16 Cabazes
  • Escola EB 2,3 Gaspar Correia 2º (57) + 3ºCiclo (33) = 90 Cabazes
  • EB1/ JI da Portela-Escola Amarela 1ºCiclo (30) + JI (10) = 40 Cabazes
  • Esc. Sec. da Portela 3ºCiclo (35) + Secundário (38) = 73 Cabazes

Conseguimos ainda fazer mais 18 cabazes para entregar às Assistentes Operacionais da Escola Secundária da Portela e ao jardineiro Sr. Paulo.

A quantidade de produtos que sobrou vai ser doada ao Centro de Apoio a Refugiados (famílias afegãs) e/ou ao Centro de Apoio aos Sem Abrigo, em janeiro/fevereiro. Penso que é importante referir ainda que esta campanha só foi possível graças à colaboração da Suportel, Pingo Doce, Bombeiros, Direção do Agrupamento e comunidade escolar, com destaque para os alunos do ensino secundário (que durante duas 6ª feiras e dois sábados fizeram bancos alimentares) e suas famílias (que, junto com alguns professores, ajudaram a transportar os alimentos para a Escola Secundária da Portela).

Declarações do Diretor Nuno Reis:

Sacos angariados

São números impressionantes e é um projeto fantástico que implica um envolvimento incrível por parte dos alunos, e que constitui um exemplo para a nossa comunidade.

Nunca conseguirei expressar convenientemente a enorme gratidão que tenho pelo trabalho e pelo envolvimento neste projeto por parte das professoras promotoras e de todos os envolvidos. É nesta Escola que eu acredito, uma Escola assente em valores e princípios, uma Escola que forma Pessoas.

Mais uma vez, o projeto Escola + Humana está de parabéns por ter cumprido e ultrapassado todas as expectativas referentes à iniciativa, pelo segundo ano consecutivo. Esperamos que a iniciativa continue a ajudar mais famílias e que perdure pelos anos por vir. 

Ajudar o próximo é investir num mundo melhor, com a ajuda e adesão de todos podemos proporcionar momentos felizes e sorrisos sem preço.

António Rosado

Catarina Alexandre

João Prior

Related Posts

Deixa um Comentário

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies