Parlamento Dos Jovens ESP

por Inês Maciel
673 visualizações

Uma iniciativa dinâmica para as Escolas que proporcionou aos alunos da ESP um encontro com uma excelente pessoa e Deputada

Este ano, a nossa escola secundária Arco-íris da Portela, decidiu fazer parte d’O Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens residentes dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, que tem como objetivo educar os mais jovens para a cidadania, fomentar um interesse cívico e político nos mesmos, e dar-lhes a conhecer um pouco mais do governo português.

Este programa (que decorre sem falta há mais de dez anos!) está dividido em três fases essenciais, entre as quais os alunos se organizam em grupos onde defendem campanhas de Projetos de Recomendação relevantes a um tema específico, escolhido anualmente, para depois elegerem as superiores, de modo a que as melhores campanhas e os melhores jovens deputados de cada região se reúnam por fim na Assembleia da República para decidirem qual Recomendação será aprovada.

Este ano o tema escolhido pela Assembleia foram as Fake News, e o seu impacto na democracia – um tema atual e tão urgente nos dias de hoje.

O Encontro com a Deputada Susana Amador

Foi no dia treze de dezembro por volta das nove horas da manhã que se realizou a sessão com a deputada do PS, Susana Amador. Este encontro teve lugar no Auditório da Igreja da Portela, onde se integraram os alunos que compunham as listas admitidas, as professoras responsáveis pela organização do projeto (Ana Alvarenga, Anabela Mesquita, Clara Dias e Susana Barros), o diretor da escola (professor Nuno Reis), a vogal da junta, alguns membros da comissão eleitoral, os jornalistas que ficaram a cargo do projeto, e o professor veterano Joaquim Marques que fez a introdução a esta sessão.

Quando Susana Amador tomou então a palavra, para além de fazer a apresentação do tema do Parlamento dos Jovens deste ano, as “fake news” ou a “desinformação”, contou um pouco sobre a sua vida e como conseguiu realizar o sonho de ter a carreira política que tem hoje em dia.

A deputada abordou assim dois importantes fatores que deixaram os alunos num clima de reflexão: a importância da escola, pois é com a instrução que se pode mudar a vida e concretizar os sonhos; e o modelo local democrático, que mudou a vida de muitas pessoas para melhor. Desta forma, Susana Amador realçou aos alunos a importância da cidadania e da polícia, com destaque para a participação dos jovens nestes tópicos de forma a contribuir para a nossa sociedade.

Seguiu-se então um período de perguntas e respostas onde os alunos participantes abordaram assuntos como a integração das mulheres na política, o combate à desinformação com a entrada da internet nas nossas vidas, o contributo dos jovens na vida política, entre outras.

Related Posts

Deixa um Comentário

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies