C … aquele que encontra a verdade num mar de desinformação

por Aluno/a
710 visualizações

Uma mensagem da lista C, candidata ao Parlamento dos Jovens, para toda a Escola Secundária da Portela

Diariamente somos confrontados com variadas informações que englobam temas distintos. No entanto, será que toda a informação que nos é dada é de certeza a mais correta? A resposta é não para a maioria dos casos. Será que podemos evitar a superficialidade e a não contextualização em relação às várias realidades a que somos expostos? Podemos com certeza, mas como o fazemos?

De facto, o conceito atual “fake news” é conhecido por muitos, mas pouco evitado. Isto deve-se ao facto de desconhecermos a realidade que nos está a ser comunicada e, como tal, aceitarmos o boato como a verdade. A desinformação estimula o medo, a dúvida, incita ao ódio e sem informação de carácter credível não existe democracia. Através da fabricação da informação, vídeos manipulados ou descontextualizados, pode-se influenciar a opinião pública.

Assim, este ano, o projeto Parlamento dos Jovens envolve a discussão deste tema, com o intuito de arranjar medidas para mitigar este problema atual. Para tal, a Lista C propõe as seguintes medidas:

  1. Criação de oficinas de debate e instrução política, financeira e cívica ou disciplinas dinâmicas e inovadoras associadas a esta temática, suscitando o interesse da nossa geração criando todo o tipo atividades relacionadas ao tema para que sejas um expert no que toca ao conceito dos C’s (a lista em que deves votar): credibilidade, contexto, construção, confirmação e comparação, estimulando o teu sentido crítico!
  2. Joga e compete connosco e com todos aqueles que fazem parte da tua vida. Conheces “ O Quem Quer Ser Milionário?” “O Joker?” Propomos-te uma adaptação destes formatos aos temas políticos, sociais e sobretudo atuais e factuais! O objetivo é chegar a todo o tipo de faixas etárias combatendo de forma didática a desinformação!
  3. Alerta nudez!!! Discurso de ódio!!! Não defendemos que publiques este tipo de conteúdo, MAS devido ao facto da nossa lista achar o cancelamento de pessoas antidemocrático, defendemos que existam por lei, vistos, certificados e hiperligações a sites credíveis que te possam ajudar na comparação de dados e de diferentes perspetivas para não compartilhares a primeira notícia sensacionalista que leias, combatendo a desinformação! Podes verificar este método nas publicações referentes à Covid-19. O objetivo desta medida é estender o mesmo critério a todas as publicações!

Em suma, gostaríamos de promover instrumentos que permitem a verificação de factos, mecanismo este alcançável a qualquer adepto da exatidão.

C um Cidadão Ativo e vota C!!

Related Posts

Deixa um Comentário

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies