Uma mensagem da lista A, candidata ao Parlamento dos Jovens, para toda a Escola Secundária da Portela
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa organizada pela Assembleia da República, com o objetivo de interessar os alunos do básico e do secundário pela política. O tema deste ano são as fake news, que têm um grande impacto na nossa democracia. Este tipo de notícias espalha-se muito mais rapidamente, por serem extremamente sensacionalistas, podendo influenciar toda a população e espalhar desinformação. Por isso, é importante travarmos este problema e a lista A apresenta as seguintes medidas que considera eficazes e inovadoras.
A primeira medida que propomos é a adoção de um currículo de cidadania mais voltado para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Vivemos numa sociedade em que somos constantemente bombardeados com novas informações e notícias, por isso, é muito importante investir desde cedo na educação dos alunos para que tenham as ferramentas necessárias para pôr em causa o que lhes é dito e identificar notícias enganosas.
A segunda medida é a definição de um “Dia Nacional de Combate às Fake News” durante o qual se realizam campanhas de sensibilização sobre o tema. Pedir-se-ia a colaboração de todos os meios de comunicação tradicionais, o que permitiria chegarmos a todas as faixas etárias.
E finalmente sugerimos a criação de uma aplicação imparcial e de fácil acesso a toda a gente, onde as pessoas podem submeter notícias para serem analisadas. As notícias que são propostas mais vezes são analisadas por profissionais e publicadas, apresentando todos os factos de forma simples e direta. Os principais meios de propagação de notícias falsas são as redes sociais. Acreditamos que esta medida pode transformar o problema em parte da solução.
Este tema é muito relevante para a atualidade, especialmente com o crescimento das redes sociais onde toda a gente pode dizer o que quer sem ter de enfrentar consequências. É um problema difícil de resolver e nós, da lista A, acreditamos que estas medidas podem ser o primeiro passo para a mudança. Todos nós temos um papel importante na sociedade, por isso no dia 20, não se esqueçam de votar A.