Erasmus + : uma experiência inesquecível

por Catarina Alexandre
757 visualizações

Quem nunca sonhou visitar outros países? Viajar pelo mundo fora faz parte do imaginário da maior parte de nós. E ter a oportunidade de o fazer em contexto escolar, integrando um programa Erasmus + , enquanto professor ou aluno, é algo muito marcante, enriquecedor e inesquecível. Ter contato com outras culturas e realidades permite-nos alargar horizontes e aprofundar o nosso olhar crítico sobre nós e os outros. Permite-nos olhar para o nosso património cultural e selecionar o que queremos partilhar para que saibam o quão ricos nós somos. 

E foi isto que aconteceu no início de novembro. O professor Paulo Torcato convidou-me para integrar o grupo de alunos selecionado para se deslocar à Estónia , no âmbito do projecto a que pertence , “Robotics 4 Schools”. Durante uma semana, um grupo de alunos da nossa escola e dois professores “voaram” até à Ilha de Kuressaare na Estónia , para se reunir aos grupos da Turquia, Espanha e Itália, com o objetivo de desenvolver atividades no âmbito da robótica, através da partilha de saberes entre todos os elementos presentes. As atividades decorreram na  Kuressaare Nooruse Kool (School) e a língua inglesa foi o meio de comunicação usado. 

Após a realização das atividades propostas, foi-nos dada a oportunidade de conhecer a ilha e a sua herança cultural. Levaram-nos a conhecer Kuressaare Castle , onde vimos não só vestígios da civilização viking, mas também uma exposição sobre a invasão da Rússia e o seu impacto no país. De seguida, viajamos até uma quinta museu, a Mihkli Farm , onde participamos numa visita guiada muito dinâmica para percebermos como as famílias sobreviviam e subsistiam com recurso apenas ao seu trabalho manual.

Foram dias repletos de aprendizagem e partilha cultural . Gostei muito de conversar com os alunos e perceber que as preocupações são iguais em todo o lado. Fizemos amizades, apreciamos as paisagens verdes lindíssimas, a comida local,  o clima (muito frio), os dias muito curtos (escurecia a partir das 16h) , a arquitetura dos edifícios, a atitude das pessoas locais ( muito silenciosos)  e regressamos ao nosso país mais ricos e tolerantes em relação aos outros e a nós próprios. 

No link abaixo, podem aceder ao site e ver algumas fotos e referências às atividades e locais visitados. 

https://ginaandre6.wixsite.com/my-site-2

Gina André

Related Posts

Deixa um Comentário

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies