Informação nº26

por Catarina Alexandre
1103 visualizações

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

1. “36.º Acampamento AEPM” – O grande interesse demonstrado pelos pais e alunos do 4.º e 5.º anos, fez com que, em menos de 3 dias, o número de inscrições esgotasse as 110 vagas do Acampamento. Desta forma decidimos alargar o acampamento, abrindo mais 40 vagas. Assim, pedimos a todos os interessados, que ainda não o fizeram, que efetuem a sua inscrição no PBX da Escola EB2/3 Gaspar Correia.

Relembramos que o Acampamento é destinado aos alunos do 4.º e 5.º anos, 8 dias (de 11 a 18 de julho), no Parque de Campismo do Merujal (Serra da Freita).

Da mesma forma estamos atentos à situação dos alunos do 6.º ano que, devido à pandemia, encontraram-se privados de participar no acampamento, nos dois últimos anos. Logo que tenhamos uma decisão comunicaremos. 

2. Encerramento da EB1/JI da Quinta da Alegria – No próximo dia 14 de abril, e aproveitando este pequeno período de interrupção letiva, os serviços da Câmara Municipal de Loures irão realizar uma intervenção na escola de modo a terminar definitivamente com as baratas que persistem em aparecer (agora em muito menor número). Esta intervenção estender-se-á a todas as escolas, razão pela qual na 2.ª feira, dia 18, a escola permanecerá encerrada para a limpeza final. Deste modo, no dia 18 de abril, com a escola encerrada, não haverá os serviços de AAAF nem de CAF. Pelo transtorno causado pedimos as nossas desculpas, na certeza de que será em benefício da saúde dos nossos alunos e respetivas famílias.

3. Avaliação de final do 2.º período – decorrem, nestas 2.ª e 3.ª feiras as reuniões de avaliação. Os Professores titulares/Diretores de turma irão enviar os registos de avaliação aos Encarregados de Educação (via email), no caso do 1.º Ciclo a partir do dia 12 de abril, no caso do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário a partir de dia 13 de abril.

4. Orçamento Participativo Escolar – Está a decorrer o prazo de receção das propostas dos alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário para a melhoria das escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris. Para conhecimento e mais informações pedimos que consultem a página do agrupamento.

5. Parlamento Jovem – Decorreu a sessão distrital do Parlamento Jovem nos passados dias 28 e 29 de março. Num conjunto de 45 escolas o nosso agrupamento, representado pelos alunos Mariana D’Almeida (11.ºD), Vasco Ruela (11.ºA) e André Brás (11.ºG),obteve o 2.º lugar ficando apurado para a sessão nacional (a 30 e 31 maio). Para eles vão os nossos parabéns e um “muito obrigado” por representarem desta forma o nosso Agrupamento!

6.  “Todos juntos conseguimos Ajudar a Ucrânia!” – Começo por agradecer aos três docentes do agrupamento que se disponibilizaram para ajudar a Associação “Êxito das Tendências” no ensino do português aos refugiados ucranianos. Relembro que aqueles que se queiram voluntariar podem entrar em contacto com a direção do agrupamento.

Neste momento, são 9 os alunos ucranianos que se encontram integrados no nosso agrupamento.

Continuamos a receber produtos e bens que fazemos, em conjunto com as APEE, chegar à Associação Cultural Ucraniana “Êxito das Tendências”. Por este motivo agradecemos a todos o magnífico apoio que nos têm dado. Hoje quero realçar a Carclass, empresa que nos fez uma entrega bastante significativa de bens e produtos, que já foi encaminhada para a Associação Êxito das Tendências. Assim, continuamos disponíveis para receber os seguinte produtos:

  • Produtos para Bebés e Crianças (fraldas, papas, leite, toalhitas,…)
  • Produtos de higiene pessoal (shampoo, gel de banho, pasta de dentes, sabonete, absorventes, papel higiénico, cotonetes,…)
  • Mantas, cobertores e sacos-cama (todas as  idades)
  • Lençóis de cama, almofadas, toalhas e lençóis de banho
  • Enlatados (pedimos que não sejam entregues em recipientes de vidro)
  • Material médico/medicação.

A entrega dos produtos e bens podem ser feitos em qualquer das nossas escolas.

7. Padlet – Conceito de Paz em tempo de Guerra – Nas aulas de inglês de várias turmas e vários anos, os alunos foram desafiados a refletir sobre o conceito da Paz, tendo em conta a guerra na Europa. A ideia partiu da professora Shabnam que convidou outros colegas do seu grupo a envolverem também os seus alunos. Agora deixam-nos o desafio de vermos o resultado:

https://padlet.com/stepshabnam/2lw7y67n1zlbrspl

8. Comemoração do Dia Mundial da Atividade Física – O Agrupamento associou-se às comemorações do Dia Mundial da Atividade Física através da realização de um passeio de bicicleta e uma sessão de vela e canoagem no Centro Náutico, envolvendo os alunos do 3.º ao 12.º anos. O passeio contou com a participação de mais de 500 alunos e a sessão náutica com mais 100 alunos. Agradecemos todo o apoio dado pela Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, pela Escola Segura e pelos Bombeiros de Moscavide e Portela.

9. Transferência de Competências para a Câmara Municipal – No passado dia 1 de abril consumou-se a transferência de competências do Ministério da Educação para a Autarquia de Loures, referente às escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris.

10. Situação COVID-19 – Neste momento o número de casos existentes no agrupamento é residual, razão pela qual deixaremos de fazer referência à situação. Esperemos que não, mas caso se justifique voltaremos a fazer referência ao número de casos.

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!

Nuno Filipe Santos Reis

Related Posts

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies