Informação nº27

por Catarina Alexandre
1216 visualizações

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

1. Comemoração do Dia do Agrupamento – dia 7 de junho foi o escolhido para a comemoração do Dia do Agrupamento. Durante o período da manhã cada escola do 1.º Ciclo e Educação Pré-escolar realizarão atividades, da sua iniciativa, alusivas ao Dia do Agrupamento. As escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris realizarão, a partir das 11h00, uma Caminhada pela Paz. Desafiamos todos, alunos, docentes e não docentes e a quem se quiser juntar à caminhada, que tragam uma peça de roupa branca. Da parte da tarde, a seu tempo, comunicaremos o programa completo. Podemos adiantar que iremos ter, à semelhança dos últimos dois anos em que se comemorou esta data, um Arraial na escola EB2/3 Gaspar Correia. Para o Arraial convidamos todos os pais, encarregados de educação, familiares, alunos, docentes e não docentes e todos os demais membros da nossa comunidade educativa. Esta mega organização conta com a participação direta das Associações de Estudantes, das Associações de Pais e Encarregados de Educação, de todos os Departamentos do Agrupamento, da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela e da Câmara Municipal de Loures;

2. Corrida Colorida – No próximo dia 20 de maio, comemorando o Dia da Família, a Escola EB1/JI da Portela e a respetiva APEE, convidam os pais e familiares dos alunos da Escola a participarem numa “Corrida Colorida” no Jardim Almeida Garrett. As inscrições serão realizadas online e os pais e encarregados de educação receberão o link através das Educadoras/Professoras Titulares. Este evento contará com a colaboração da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela;

3. “36.º Acampamento AEPM” – Após preenchidas as 40 vagas suplementares, neste momento, encontram-se definitivamente fechadas as inscrições para o Acampamento. O Grupo Coordenador do Acampamento continua a analisar as possíveis soluções para os alunos, atualmente no 6.º ano, que se viram privados nos últimos dois anos de participar no acampamento devido à pandemia. Brevemente comunicaremos a solução encontrada;

4. Inauguração do Espaço Àgora – Decorre, nesta 2.ª feira, dia 9, na Escola Secundária do Arco-Íris,  a inauguração do Espaço Àgora. Este espaço, um anfiteatro ao ar livre, é o resultado do projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2020/2021 e do inestimável apoio da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela.

5. Votação do Orçamento Participativo Escolar – Neste dia 9 de maio, os alunos do 3.º Ciclo e Secundário, vão a votos para a eleição da proposta vencedora do Orçamento Participativo. Assim, os alunos da Gaspar Correia terão de escolher uma das quatro propostas a concurso. No caso da Arco-Íris há apenas uma proposta a concurso. Lembramos que é importante que todos votem, a proposta vencedora só será validada caso votem, no mínimo, 50% mais 1 dos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário.

6. Saída de Campo para a Lagoa de Albufeira – O Núcleo de Estágio de Educação Física da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em colaboração com a Direção do Agrupamento, Departamento de Educação Física, Curso Profissional de Desporto e do Programa de Educação para a Saúde, organizou no passado dia 29 de abril uma saída de campo para a Lagoa de Albufeira. Esta atividade teve o intuito de implementar em contexto real a área programática (Ed. Física) das Atividades Físicas de Exploração da Natureza, de consciencializar para a preservação do ambiente, entre outras atividades interdisciplinares. Estiveram presentes 54 alunos, dos quais 46 do 11.º ano e 8 da turma do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Desporto, que colaboraram na dinamização das atividades (Escalada, Rapel, Slide, Canoagem, Stand Up Paddle, Orientação e Plogging), juntamente com 5 professores de diversas disciplinas. Esta atividade contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, com a Câmara Municipal de Sesimbra e com o patrocínio do Hotel Ramada by Windam Lisboa, da Agência Funerária São João da Talha, da empresa A Super 2000 e da escola Stand Up Friend Paddle.

7.  “Todos juntos conseguimos Ajudar a Ucrânia!” –  Informamos, com grande orgulho, que são já sete os docentes do agrupamento que se disponibilizaram para ajudar a Associação “Êxito das Tendências” no ensino do português aos refugiados ucranianos.

Continuamos a receber produtos e bens que fazemos, em conjunto com as APEE, chegar à Associação Cultural Ucraniana “Êxito das Tendências”. Hoje queremos agradecer à Fundação D. Pedro IV pelas inúmeros produtos recolhidos que nos fizeram chegar. Assim, continuamos disponíveis para receber os seguinte produtos:

  • Produtos para Bebés e Crianças (fraldas, papas, leite, toalhitas,…)
  • Produtos de higiene pessoal (shampoo, gel de banho, pasta de dentes, sabonete, absorventes, papel higiénico, cotonetes,…)
  • Mantas, cobertores e sacos-cama (todas as  idades)
  • Lençóis de cama, almofadas, toalhas e lençóis de banho
  • Enlatados (pedimos que não sejam entregues em recipientes de vidro)
  • Material médico/medicação.

A entrega dos produtos e bens podem ser feitos em qualquer das nossas escolas.

8. Situação COVID-19 – Neste momento o número de casos no agrupamento está de novo a aumentar, pedimos a todos, que informem a respetiva Educadora/Professora Titular/ Diretor de Turma caso os vossos educandos testem positivo, para que possamos monitorizar os casos junto do Delegado de Saúde. 

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!

Related Posts

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies