Saída de Campo-Lagoa de Albufeira

por Laura Patrão
1228 visualizações
A iniciativa partiu do Professor Diogo Rodrigues, do Professor Tomás Ambrósio e do Professor José Fortes e teve a colaboração do Professor João Henriques, da Professora Isabel Martins, da Professora Sara Jóia e da Professora Margarida Cruz; As turmas que participaram foram o 11ºC e o 11ºD

Começámos a visita cedo. Eram sete e meia da manhã e as duas turmas, juntamente com os professores e alunos do profissional de desporto, já se encontravam à porta da escola, prontos para partir. O destino era a Lagoa de Albufeira, um local que nos permitiria realizar inúmeras atividades.

Mal chegámos, fomos divididos em grupos de meia dúzia de pessoas. Assim, cada grupo experimentava, à vez, as diversas atividades, que iam, desde a escalada, à orientação, à canoagem, ao stand up paddle, à apanha e recolha de lixo ao longo da lagoa, à dança até à meditação. Todo o dia foi organizado e planeado ao pormenor para que nada corresse mal.

A escalada e a orientação eram algo que já tínhamos experimentado em aula, mas a canoagem e o stand up paddle, foram novidade para muitos. A apanha do lixo foi deveras importante, pois, cria nos alunos a consciência do dever cívico. Há que incutir nos jovens este espírito mais ecológico e de respeito pelo meio ambiente, para que o nosso futuro e o das gerações vindouras seja melhor. Penso que são estas atividades que nos fazem pensar neste assunto e nos levam a cuidar melhor do nosso planeta e casa. No que toca à parte ambiental e da ecologia, não há um plano B e por isso temos de nos tornar mais conscientes e encarar esta realidade.

Ao longo do dia ainda tivemos tempo de conviver uns com os outros, e, de apanhar sol na pequena praia que havia perto do local da lagoa onde estávamos. Enquanto o sol se punha, fizemos uma pequena caminhada até uma parte mais aberta da lagoa e mais próxima do mar, onde para além de jantarmos e conversarmos, treinámos as danças aprendidas em aula, como a salsa e o chá-chá-chá e fizemos um pequeno momento de reflexão. Sentámo-nos na areia, fechámos os olhos e atingimos a serenidade, que nos permitiu fazer um exercício de respiração onde escutámos as ondas do mar , as cigarras e outros sons da natureza.

Depois de um dia cheio de atividades, de memórias com os nossos amigos, escaldões nas costas e de estarmos completamente “acabados” regressámos ao autocarro rumo à Portela. Foi uma ótima saída de campo, que incluiu diversas atividades e temáticas e que nunca nos deixou aborrecidos, e foi daquelas visitas de estudo que todos os alunos anseiam fazer mais vezes e cujos momentos passados serão difíceis de esquecer.

Laura Patrão

Related Posts

1 Comentar

João Rodrigues Maio 9, 2022 - 7:43 pm

Uma saída memorável 🆒

Responder

Deixa um Comentário

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies