Informação nº2

por Susana Barros
1369 visualizações

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa:

I.        Interrupção letiva e Avaliações Intercalares do 1.º Semestre

1. Relembramos que os dias 16, 17 e 18 de novembro serão dias de Interrupção letiva, referente ao período de avaliação intercalar do 1.º Semestre de 2022/2023;

2. O processo avaliativo estará concluído no dia 21 de novembro, 2.ª feira, data em que as Educadoras / Professores Titulares  / Diretores de Turma enviarão, via email, para os Encarregados de Educação as Fichas de Avaliação Intercalar.

II.        Corta-Mato Prof. António Valente – AE Portela e Moscavide

Na próxima 3.ª feira, dia 15, decorrerá no Jardim Almeida Garrett, a partir das 9h00, o Corta-Mato Prof. António Valente. Os alunos sairão das suas escolas devidamente acompanhados pelos professores, assistentes operacionais e pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Desporto (CPTD).

No entanto, chamamos a atenção para o facto do instituto de meteorologia prever chuva para esse dia. A confirmar-se essa previsão, o Corta-Mato poderá vir a ser adiado, assim, pedimos a todos que estejam atentos às informações que possam ser difundidas através dos Professores Titulares / Diretores de Turma e da página do Agrupamento durante a véspera da prova, dia 14 de novembro.

III.       Cerimónia de Oficialização do Título de “Escola UAARE” ao nosso Agrupamento

No próximo dia 22 de novembro decorrerá na Escola sede do Agrupamento, Escola Secundária do Arco-Íris, a Cerimónia de Oficialização do Título de “Escola UAARE” ao nosso agrupamento. Esta cerimónia decorrerá na escola sede, Secundária do Arco-Íris, e contará com a presença da Sr.ª Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Dr.ª Ana Catarina Mendes, do Sr. Ministro da Educação, Dr. João Costa e pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures, Dr. Ricardo Leão, entre outras individualidades. Nesta cerimónia será também inaugurada a “Sala de Estudo Aprender +”, sala destinada ao apoio destes alunos.

IV.       Eleições para as Associações de Alunos da EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris

Está a decorrer o processo eleitoral para as Associações de Estudantes das Escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris. Nos dias 10 de novembro e 11 de novembro decorreram, sem incidentes, numa e noutra escola, as campanhas eleitorais. As eleições decorrerão na próxima 3.ª feira, dia 15 de novembro. 

V.       Horários em falta

A Direção do Agrupamento tem vindo a tentar, de diversas formas, colmatar a falta de professores no agrupamento, no entanto temos algumas situações para as quais ainda não conseguimos encontrar solução. Neste momento são três os horários por atribuir: Grupo 320 (Francês) – 6h; Grupo 420 (Geografia) – 18h; e, Grupo 510 (FQ) – 20h. Se por um lado, o horário de Geografia poderá ser atribuído já na próxima semana, para os dois restantes ainda não há solução.

VI.        Arranque do Projeto “Caderneta de Leituras” –  Educação Pré-Escolar e 1.ºCiclo

As bibliotecas escolares do EPE e 1.º ciclo vão dar início ao projeto Caderneta de leituras, ou uma coleção de aventuras, com a distribuição das mesmas pelas crianças e alunos destes níveis de ensino.

Este projeto resulta da reestruturação da anterior Caderneta da Leitura e integra outras atividades que resultam da articulação das bibliotecas com outros projetos do agrupamento, sempre com a leitura como alicerce indispensável ao desenvolvimento educativo das crianças e alunos.

Esta reestruturação contou com o apoio das educadoras e professores titulares que atestaram a sua adequabilidade ao currículo.

VII.        Arranque do Projeto “MAGOS” –  Destinado aos alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos 

Esta semana terá também início o Projeto “Magos” com a formação destinada aos professores titulares e aos professores de TIC. Este projeto carateriza-se, em poucas palavras, como um jogo de carater pedagógico de se desenvolve on-line. O jogo só pode ser jogado em sala de aula, e tem com objetivo a melhoria da leitura e da sua compreensão. Num segundo plano, há o objetivo de desenvolver competências ao nível das TIC.

Este projeto tem o apoio financeiro da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, que assume a maior parte dos custos (acesso à plataforma e ao manual do jogo), o valor restante, 5,00€, serão suportado pelos Encarregados de Educação.

Nuno Filipe Santos Reis

Related Posts

Este site usa cookies para melhorar a tua experiência. Esperamos que não tenhas problema com isso, podes sempre fazer opt-out. Aceitar Ler mais

Privacidade & Política de Cookies